Guarda Municipal

Guarda Municipal

sexta-feira, 8 de março de 2013

quarta-feira, 6 de março de 2013

A Segurança Pública nos campos do Tabuleiro de Xadrez



Posted: 02 Mar 2013 08:30 AM PST
Por Dennis Guerra

Por diversas vezes ouvimos que a Segurança Pública é dever do Estado e deve ser exercido pelas polícias. Ressalto a palavra Estado para que não persista a dúvida de quê me refiro à União Federativa e não ao ente federativo. Neste contexto lembro-me do Jogo de Xadrez. Neste jogo a ideia é proteger o Rei, sendo que cada peça tem uma função definida.

Isso não significa que uma tenha mais importância do que as outras, pois todas trabalham sempre em conjunto. Considerando apenas a sequência de organização das peças no tabuleiro, temos: os Peões, as Torres, os Cavalos, os Bispos, a Rainha e o Rei.

Imaginemos então que o Rei represente àqueles a quem devemos dar proteção e segurança: a sociedade - em sua mais ampla definição - e que as demais peças são aqueles que devem protegê-la. No jogo de Xadrez, isso é feito não apenas pela Rainha, como também pelo Peão.

Dentro dos seus limites, o Peão muitas vezes é peça-chave nesse trabalho. No meu mínimo entendimento do jogo, a Rainha é uma das peças que mais gosto por sua maior amplitude de movimentos em relação ao Peão. Este, por sua vez, faz parte daquelas peças que costumo sacrificar com maior tranquilidade para me aproximar do Rei oposto e colocá-lo em xeque-mate.

Quando fazemos um paralelo entre a Segurança Pública e o Jogo de Xadrez, perceberemos que alguns poderão - e o fazem - minimizar o valor dos Peões e supervalorizar a importância da Rainha. E nesse embate, o Rei ficará esquecido e desprotegido - fim de jogo!

Quando iniciei essa ideia, me imaginava como sendo o Peão. Até mesmo porque se considerarmos a quantidade de guardas municipais no Brasil, poderíamos fazer a relação com o número elevado de Peões sobre o tabuleiro.

Mas aí me vem à lembrança a entrevista concedida a este blog pelo senhor Carlos Augusto, Presidente do Sindguardas - SP, na época candidato a vereador por São Paulo:

“Segurança Pública e Segurança Urbana: Qual é a diferença e onde as Guardas Municipais estariam inseridas?

CA - A grande diferença é que segurança pública é realizada pelos agentes da União, dos Estados e dos Municípios e se resume exclusivamente à violência. Segurança Urbana é mais ampla, pois abrange também o poder de policia administrativo para fiscalizar as questões relativas ao ordenamento urbano e somente pode ser exercida pelos agentes do Município. Um Guarda Municipal faz segurança pública e urbana e os agentes dos demais entes públicos só fazem segurança pública, logo, um guarda municipal possui uma esfera de atuação muito mais ampla que os demais agentes, podendo atuar nas duas esferas.”

Aí, parceiro, fiquei em dúvida: seríamos mesmo os Peões neste jogo?
Às vezes parece que não!

Dennis Guerra
Editor do Blog O Cão De Guarda Notícias
E-mail: blog.guerra@hotmail.com
Nextel: 7821-4414
ID: 92*226273
Fonte original: Blog O Cão de Guarda Notícias
A reprodução é permitida desde que feita na sua íntegra e citada a fonte original