Guarda Municipal

Guarda Municipal

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

EM ANANINDEUA NÃO É DIFERENTE

Violência - 16 das 50 cidades mais violentas do mundo são brasileiras

quarta-feira, 22 de janeiro de 20140 comentários

Em 2012 eram 14 cidades; no ano de 2013, 15. Em 2014, o relatório anual da ONG mexicana Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal adicionou mais um município brasileiro ao ranking de 50 cidades com maior índice de homicídios do mundo.
Maceió é a quinta cidade mais violenta do mundo
A maioria das “mais violentas” está no continente americano (46 cidades), e na América Latina, em particular (41). Os países latino-americanos com maior problema de violência são Honduras, Venezuela, Guatemala, El Salvador, México e Brasil.
Com uma taxa de 187 homicídios a cada 100 mil habitantes, a cidade hondurenha de San Pedro Sula ocupou pelo terceiro ano consecutivo a liderança do ranking. O segundo lugar fica com Caracas, capital da Venezuela, e, em terceiro, Acapulco, no México, com taxas de 134 e 113, respectivamente, a cada 100 mil habitantes.
Saíram da lista as seguintes cidades que figuravam na lista de 2012: Brasília e Curitiba, no Brasil; Barranquilla, na Colômbia; Oakland nos EUA e Monterrey no México. Todas estas tiveram taxas inferiores ao 50° colocado, Valencia, na Venezuela
As 16 cidades brasileiras que estão na lista são:
- Maceió (AL) com 79,8;
- Fortaleza (CE) com 72,8;
- João Pessoa (PB) com 66,9;
- Natal (RN) com 57,62;
- Salvador (BA) com 57,6;
- Vitória (ES) com 57,4;
- São Luís (MA) com 57,0;
- Belém (PA) com 48,2;
- Campina Grande (PB) com 46,0;
- Goiânia (GO) com 44,6;
- Cuiabá (MT) com 44,0;
- Manaus (AM) com 42,5;
- Recife (PE) com 36,8;
- Macapá (AP) com 36,6;
- Belo Horizonte (MG) com 34,7 e
- Aracaju (SE) com 33,4.

Abaixo, confira a lista completa:

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

É sempre bom ter conhecimento

Guarda Civil Nova Polícia ? Não se é novo quando já se faz isso há séculos !

quarta-feira, 1 de janeiro de 20140 comentários

Este texto tem como objetivo demonstrar que as Guardas Civis são antigas instituições ducentenárias na defesa do cidadão , muitas pessoas querem menosprezar as Guarda dizendo ser algo novo , ledo engano , alguns Guardas no afã de querer estimular as corporações , também criaram um refrão (Guarda Nova Polícia), bonito mais falacioso , pois as Guardas são antigas na segurança pública, sendo uma instituição secular, acaba se confundindo com a própria história da Nação, ao longo desses últimos duzentos anos.

Em diversos momentos esta “força armada” se destacou vindo a dar origem a novas instituições de acordo com o momento político vigente.
Com o fim dos anos 70 e início dos 80 o Brasil vive um recrudescimento da violência em pequenas e grandes cidades o que acaba estimulando a criação de novas Guardas Civis com isso , ela volta a se projetar e conquistar seu espaço nas questões da segurança pública. 
Na atual constituição somos um dos poucos órgãos, senão o único, de prestação de serviço público municipal, que está inserida na Constituição Federal, tamanha a sua importância frente à segurança pública local.
É uma questão até simples , mas a pouca curiosidade de muitos Guardas em buscar conhecimento quanto as origens da Guardas , faz com que repitam inverdades das mais descabidas , um frase de Joseph Goebbels faz sentido nestas horas : Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.

Vejamos uma argumentação falaciosa:

As Guardas foram extintas pelos militares ?
Quais militares ? Forças Armadas ou Força Pública ? 
Quando os Guardas dizem : Guardas , muitos misturam tudo e não separam nada , Guarda Civil Estadual e as Municipais .
As Guardas Estaduais foram absorvidas pela Força Pública, que também era Estadual. 
A fusão entre a Guarda Civil e a Força Pública aconteceu pelo Decreto Lei n° 217/70 , surgindo então as Polícias Militares dos Estados. Viram ? Onde entra as corporações municipais ? Em lugar algum deste decreto de 1970, logo abaixo deixei algumas Guardas centenárias , outras não tão antigas , mas todas criadas antes da lei de fusão da Guarda Civil Estadual e Força Pública.
Não temos nada e novo mas sim a velha história de querer trabalhar pelo cidadão.





Regência Provisória, a 14 de junho de 1831 mediante Decreto Imperial criou o "Corpo de Guardas Municipais" na Corte, sendo que autorizou que fosse feito o mesmo nas demais províncias.
Assim, foi organizado em cada Distrito de Paz um Corpo de Guardas Municipais, estando os mesmos divididos em esquadras.










GUARDA DE PORTO ALEGRE / RS

Histórico

A Guarda Municipal foi criada em 3 de novembro de 1892, pelo Ato n.º 6, do intendente (prefeito) de Porto Alegre, Alfredo Augusto de Azevedo.
A Guarda Municipal de Porto Alegre, uma jovem centenária, caminha em prol do bem comum, atuando efetivamente na segurança do patrimônio e dos serviços, buscando a ampliação de suas atribuições e dando início à implantação da Guarda Comunitária.
Assim, desenvolve a segurança preventiva e trabalha de forma integrada com os Órgãos da Segurança Pública.

GUARDA DE RECIFE / PE 

Histórico

A Guarda Municipal do Recife foi criada pela Lei nº 3, de 22 de fevereiro de 1893, assinada pelo então prefeito Manoel Pinto Damasco e publicada no Diário Oficial dois dias depois. 
Com a portaria 247 de 11 de maio de 1951, os guardas passaram a ter o porte de armas. Na mesma época, foi criada a Associação da Guarda Municipal, com a finalidade de defender os seus direitos. Através desta Associação, a Guarda tornou-se reconhecida pelas autoridades policiais, civis e militares do Estado, passando a frequentar os cursos de defesa pessoal e tiro ao alvo. 

GUARDA DE PIRACICABA / SP 


Histórico 



Em 24 de abril de 1903 a Câmara Municipal de Piracicaba,de acordo com o artigo 58 da Lei número 16, de 13 de novembro de 1891, elabora o Projeto de Lei que criou o Corpo de Guarda a Polícia Municipal. Aprovado no dia 25 de abril em Segunda discussão e firmado pelo doutor Paulo de Moraes Barros. 


GUARDA DE JUNDIAÍ / SP 


Histórico 



Em março de 1949, o vereador Orlando Vicente Angieri apresentou um projeto de lei de criação da Policia Municipal. A Guarda Municipal que hoje conhecemos nasceu com este nome , Polícia Municipal , já que na época não existiam as atuais forças policiais, a Polícia Militar e a Polícia Civil, mas a Força Pública e a Guarda Civil Estadual e Municipal em outros cidades. 


GUARDA DE PETRÓPOLIS / RJ 


Histórico 



Criada em 12 de julho de 1924, a Guarda Municipal é fruto de um pedido popular pela necessidade de um melhor policiamento nas ruas de Petrópolis, que garantisse mais tranqüilidade à população. O deslocamento das forças da Policia Militar para o estado de São Paulo, onde eclodia um movimento revolucionário, a cidade ficou sem o policiamento necessário. 


GUARDA DE AMERICANA /SP 


Histórico 



A Guarda Municipal de Americana começou em meados de 1943, a partir de um ideal em comum, dos senhores Antônio Romeu Cordenonsi, João Miguel Honsi e João Testa Basso. Na época este município contava com apenas algumas ruas, sendo elas: Trinta de Julho, Fernando de Camargo, 12 de Novembro e a Avenida Dr. Antônio Lobo, todas situadas ao redor da estação ferroviária. 

GUARDA DE MANAUS / AM 

Histórico 




No dia 12 de novembro de 1948, foi encaminhado o Projeto de Lei nº 47, para Criação da Guarda Municipal. No dia 15 de junho de 1949, foi criada através da Lei nº 132, a Guarda Municipal . 

No dia 07 de dezembro de 2004, reestrutura, através do Decreto nº 7.637, a Organização da Secretaria Municipal de Defesa Civil e transformou para Departamento da Guarda Civil Metropolitana. 


GUARDA DE FEIRA DE SANTANA / BA


Histórico



Instituída em 25 de março de 1893, pelo Decreto de nº. 2, a Guarda Municipal de Feira de Santana passou por diversas transformações. 
O atual Comandante da Guarda Municipal é o Inspetor de carreira Marcos Vinicius Alves dos Santos, que ampliou o leque de atuação e das atribuições da corporação em prol da segurança pública e de um maior dinamismo na atuação da corporação em conjunto com as Policias Civil e Militar 

Se tiverem noticias de guardas civis mais antigas , que estás , enviem para meu email:amigosdaguardacivil@hotmail.com

Autor Prezotto
Fonte de pesquisa:

Compartilhe este artigo :

O caminhar da segurança pública

quarta-feira, 1 de janeiro de 20142comentários


*Siderley Andrade de Lima


          A segurança pública tem sido o segundo pior problema enfrentado pela população brasileira, só perdendo para a saúde, mas quando combinada com as drogas, que aparecem em terceiro lugar na lista das mazelas nacionais, assume a dianteira. A falta de segurança tem alterado o comportamento das pessoas, o medo de ser uma vítima tem contribuído para o crescimento da segurança privada, ou seja a cada vez que a criminalidade avança e o estado não dá conta, a segurança privada aumentando o faturamento. Segurança eletrônica, armada, blindagens, rastreadores e inúmeras outras soluções tem sido ferramentas para proteger as pessoas.

       O crime tem sido uma doença que acompanha o crescimento nas cidades e se relaciona diretamente com a situação econômica de cada cidadão. Atualmente, os crimes contra a vida e patrimônio tem crescido assustadoramente, é difícil encontrar alguma pessoa que não foi vítima da criminalidade.

         As organizações criminosas no Brasil cada dia se tornam mais presentes no nosso dia a dia, não podemos fechar os olhos, o problema é real, as quadrilhas estão cada vez mais especializadas, podemos ver isso no contrabando, o tráfico de drogas, o roubo de cargas, o tráfico de armas, assaltos a bancos, o tráfico e exploração de crianças e mulheres, os jogos ilegais, o furto e receptação de veículos,etc. Os crimes variam de acordo com a necessidade e objetivos.

        Infelizmente uma das características que serve de ingrediente nas estruturas criminosas é a corrupção, seja ela através do judiciário ( venda de sentenças), corrupção de policias, patrocínios de campanhas políticas. O crime organizado possui conexões e ligações social, econômica e política, desta forma realização a lavagem de dinheiro tornando suas praticas mais difíceis de combatê-las.

        Sabemos que a avanço da criminalidade são os vazios deixados pelo Estado, as facções criminosas prosperam e avançam devido as brechas abertas pela corrupção e pela desproteção policial. Enquanto as policias Civis, Militares e atualmente as Guardas Civis estiverem atuando separadas gerando “rivalidades”, enquanto tivermos políticos interessados somente no seu bem estar e uma sociedade civil achando que não faz parte do problema, o crime se une e torna-se organizado ficando mais fácil sua atuação.

         A criminalidade cresce a cada dia, o criminoso não está preocupado se tem pessoas passando fome nas favelas ou não tem onde morar. Quando ele invade uma agência bancária com um fuzil ou realiza um roubo em um semáforo, ele quer saber quanto irá ganhar, qual é a sua parte e onde vai gastar, seja com carros, imóveis, roupas de grifes, viagens, mulheres, financiando outros crimes. O criminoso é materialista e quer saciar seu lado consumista.

          Partindo destes “princípios da mente criminosa”, veja o que diz um versículo da  Bíblia o amor ao  dinheiro é a raiz de toda espécie de mal”. Com base no que está escrito podemos afirmar que,  a prostituição, corrupção, seqüestros, roubos, furtos, etc, está diretamente ligado ao valor que será arrecadado.

             Vivemos em uma sociedade no qual as pessoas são avaliadas pelo que possuem e consomem e não pelo que são. No livro Cidades Blindadas-Ensaios da Criminologia diz


“ Uma combinação explosiva de modernização e urbanização acelerada, desigualdade social, padrões de consumo de primeiro mundo, liberdade política e ausência de freios morais e religiosos parecem ser os maiores responsáveis pelo o fenômeno da violência crescente na America Latina, ao lado da produção de drogas e da economia estagnada em vários países”.


          Desta maneira podemos imaginar que o criminoso por não conseguir se enquadrar nos padrões impostos pelo consumismo, procura de todas as maneiras e tipos de crimes ganhar o seu dinheiro, sendo assim a criminalidade não vai acabar tão cedo. Não podemos esquecer de que “crimes e vítimas sempre existirão”.

          O criminoso atua onde é mais vulnerável, cada vez que se cria um novo recurso ou uma solução em segurança patrimonial para impedir a ação criminosa eles inovam com outro tipo de crime.     Procure ter em mente que a violência urbana é uma realidade presente em sua vida,   os criminosos estão procurando vítimas potencias todo instante,  24horas por dia pensando em como ganhar dinheiro, como abordar sua vítima, crimes acontecem a toda hora e estão aí diariamente sendo notícia nas páginas dos jornais e também na televisão.

         Dentro do cenário atual, a segurança pública tem seu foco de atuação no desenvolvimento dos trabalhos voltados ao planejamento estratégico que tem como objetivo identificar os tipos de riscos ou ameaças, a probabilidade dessas ameaças se tornarem eventos, o planejamento deve estar sempre voltado a ações preventivas que é aquela que se centraliza como uma postura que antevê a possibilidade de ocorrência de fatos e acontecimentos capazes de gerarem conflitos, delitos, confrontos dentre outros. Esse planejamento em segurança aliado aos recursos humanos, recursos tecnológicos,  procedimentos organizacionais, sistemas integrados, enfim  num país como a nosso, a questão da segurança sempre esteve associada ao combate à violência. No entanto, jamais houve uma intervenção eficaz na busca de suas origens. * Siderley Andrade de Lima, GCM de Jandira, exerceu a função de Supervisor responsável pela coordenação de cursos e treinamentos, ex-subcomandante. É consultor de segurança patrimonial, graduado do curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do blog sobre segurançahttp://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/; Colunista do site de segurança www.dicaseg.com; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros:  “Manual Básico do Instrutor de Armamento  Tiro”, “ Sobrevivência Policial no Confronto Armado e “ Manual de Segurança Preventiva"