Guarda Municipal

Guarda Municipal

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Portaria Nº 01/2013 de 25 de Abril, de 2013


UM DIA, UM DIA...

GCM de Taboão da Serra ganha cinco novas viaturas

domingo, 28 de abril de 2013

O prefeito Fernando Fernandes entregou na última sexta-feira, dia 26, cinco novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM). Os veículos são alugados e segundo o secretário de segurança, Gerson Brito, já foi aberta uma licitação para a compra de mais 17 viaturas, entre motos, carros e pick-ups.
A prefeitura irá, nos próximos meses, anunciar uma série de ações para reforçar a segurança em Taboão da Serra, entre elas a instalação de câmeras para o vídeo monitoramento, que desde o final de 2011 não está em funcionamento. “Segurança sempre foi uma de nossas prioridades, estamos estruturando a GCM, comprando novas viaturas e vamos implantar, pra valer, o sistema de vídeo monitoramento nas ruas da cidade”, disse Fernando Fernandes.
Foto: Divulgação
Cerimônia de entrega das viaturas aconteceu no pátio da prefeitura
Segundo o secretário de segurança pública, o aluguel das cinco novas viaturas era necessário e urgente. “Devolvemos no mês passado uma Kombi que havia sido alugada pela gestão passada e que custava R$ 12 mil aos cofres públicos por mês, com o aluguel dessas cinco novas viaturas vamos pagar R$ 11 mil, além de aumentar o número de viaturas, vamos economizar ainda”, afirmou.
As novas viaturas irão auxiliar a GCM em outras áreas. A GCM Ambiental, que combate principalmente o descarte irregular de entulho recebeu uma viatura e a GCM Trânsito, que auxilia a Secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, recebeu outra. As cinco novas viaturas são da marca Renault e estão equipados com ar-condicionado, giroflex, rádio e aparelho GPS.
Gerson Brito também disse que a prefeitura comprou 70 coletes a prova de bala, 27 pistolas e outras armas de grosso calibre. “Estamos equipando a Guarda, nossos homens estavam com equipamentos defasados, não tinha como continuar do jeito que estava. Estamos dando mais dinâmica, dividimos a cidade em seis setores e estamos deixando permanentemente três viaturas e três motos em cada setor”.
Sobre o vídeo monitoramento, Gerson Brito disse que o prefeito Fernando Fernandes já disponibilizou um prédio público próprio para instalação da nova central. “Esse era um dos apontamentos da Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública] que instalaram a central de vídeo em um prédio alugado e sempre que devolvia o prédio, era necessário mudar toda a central”.
A prefeitura também irá contratar uma empresa para cuidar da manutenção dos equipamentos. “Eles [administração do ex-prefeito Evilásio] não fizeram a manutenção do sistema e com o tempo tudo foi perdido. Queremos recuperar o projeto e ampliar para outras ruas também”.
Participaram do evento de entrega das cinco novas viaturas a deputada estadual Analice Fernandes, os vereadores Ronaldo Onishi e Marcos Paulo, além dos secretários Gerson Brito (segurança) e Olívio Nóbrega (planejamento). O comandante da GCNM, Leonel Vieira, também esteve presente na cerimônia que aconteceu no pátio da prefeitura.
Fonte:http://www.otaboanense.com.br

sábado, 27 de abril de 2013

RONDAN - Comunidade Quilobola do Abacatal



GRR - GRUPAMENTO DE RÁPIDA RESPOSTA

RONDAN
Chat Ruffeil

Gm Maia                        Gm Bittencourt
Gm Elvis                        Gm Neto
Gm Martins                    Gm Julio
Gm Fábio                       Gm Ilderclay
Gm Gibson                     Gm AdenilsonGm Leandro



segunda-feira, 22 de abril de 2013

UMA DICA PARA A PREFEITURA DE ANANINDEUA

GCM de São Caetano do Sul passa a operar com pistolas Taurus PT 59

sexta-feira, 19 de abril de 20133comentários


O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro,juntamente com seu secretariado fez nessa manhã, a entrega de pistolas Taurus PT 59, com poder de fogo de vinte tiros para Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimônia de entrega foi realizada na sede da própria corporação. O novo armamento faz parte do processo de valorização dos agentes e de melhoria nas condições de trabalho. O treinamento com o novo equipamento foi realizado no estande da CTT da CBC, com instruções e monitoramento de oficiais da própria Guarda a Guarda Civil Municipal foi capacitada no uso destas pistolas adotando o "Método Giraldi", reconhecido pela Organização das Nações Unidas e pela Cruz Vermelha Internacional como método de preservação da vida e da garantia dos Direitos Humanos, na atuação policial armada. Os guardas habilitados passaram por treinamento no Centro de Treinamento de Tiro do CTT, instrução do Método Giraldi, com carga horária de 100 horas/aula. No stand, além dos alvos convencionais, referentes à metodologia Giraldi foram dados 100 disparos por aluno. O objetivo foi a análise e estratégia para o uso da arma e do tiro em proteção da vida, onde o disparo da arma é sempre a última de todas as possibilidades que deve privilegiar o diálogo e o uso de armas não letais.
Para o Prefeito Paulo Pinheiro,o investimento em equipamentos modernos,capacitação da corporação é a estratégia utilizada para o serviço cada vez mais eficiente e para demostrar o empenho da administração municipal,propiciando uma corporação cada vez mais preparada para atuar nos programas de competência da GCM e de interesse da comunidade. Com atitudes como essas, buscamos a valorização e a motivação de nossa GCM em prol de melhorias na segurança pública do município.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

FUTURAMENTE POLICIAMENTO AMBIENTAL NA GMA




EM PARCERIA COM A SEMA (SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE) E A SESAN ( SECRETÁRIA DE SANEAMENTO DE ANANINDEUA), PODERIAMOS CONTRUIR UMA CIDADE MELHOR, NO AMBITO AMBIENTAL.

GPA - GRUPAMENTO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL.



1º EQUIPE DE MOTOPATRULHEIRO DA RONDAN

COM CERTIFICADO DA RONDAC - RONDA DA CAPITAL (GBEL), PARCEIRA DA RONDAN (GUARDA MUNICIPAL DE ANANINDEUA).

GD's 1º EQUIPE (01 - NETO / 02 - ILDERCLAY / 03 - LEANDRO / 04 - ELVIS / 05 - MARTINS / 06 - JULIO / 07 FÁBIO / 08 - ADENILSON)

POR NECESSIDADE DE SERVIÇO E PARA AUMENTAR E FORTALECER O EFETIVO DA RONDAN.

GD's 2º EQUIPE ( 09- MAIA / 10 - BITTENCOURT / 11- GIBSON).

terça-feira, 16 de abril de 2013

NOVO INSPETOR GERAL DA GMA

Na Posse do Novo Inspetor Geral da Guarda Municipal de Ananindeua.
Parabéns ao Inspetor Geral "Coronel Cláudio" e a Sub Inspetora "Guarda Suzana", e a toda Guarda Municipal de Ananindeua!!!
UNIDOS FAREMOS UMA CIDADE MELHOR.
— em SESDS.

terça-feira, 9 de abril de 2013

REUNIÃO COM POLICIA FEDERAL.

Hoje a GMA, junto com a secretaria executiva do Gabinete de Gestão Integrada Ananin - GGIM, Siglia, estive em um maravilhosa e proveitosa a reunião com o Superintendente da policia federal do Pará DPF Valdson José Rabelo, DPF Ualame Machado, e o DPF André Viana, DPF Marcelo, Os Guardas Maia e o Guarda Elvis, compuseram a equipe, em seguida houve a reunião com o Secretario de segurança e defesa social de Ananindeua Zezinho Lima e a Delegada PC Silvia de uma reunião com o Diretor do IESP.

terça-feira, 2 de abril de 2013

AMIGOS DA GUARDA CIVIL: As GCMs dentro de um novo contexto na segurança pú...

          Num momento em que o país se encontra num período turbulento devido a crescimento da violência em suas diferentes formas, urge a implementação de ações afirmativas que demonstrem à sociedade brasileira um posicionamento real dos investimentos na construção da paz.
            A estratégia para o desenvolvimento na segurança urbana deve se orientar pôr um bom planejamento, com visão de longo prazo, ouvindo a todos, desde o industrial, o profissional liberal, o autônomo, o comerciante, as autoridades, o empresário, o trabalhador, o ambulante, o idoso, a dona de casa, etc..., enfim a todos que numa forma ou de outra colaboram com o crescimento da cidade. O intuito é desenvolver um trabalho que atenda a vontade da população visando o desenvolvimento de uma cidade que de melhores condições de segurança para os moradores.
           O planejamento deve estar sempre à frente nas nossas decisões, pois pôr mais que faça sempre há mais a fazer. As cidades de cada estado crescem a cada dia de maneira surpreendente, os desafios são diários, temos que realizar novas ações constantemente, pois quando se fala de segurança pública o trabalho não pára nunca, nos municípios é uma tarefa que só pode ser feita pôr uma corporação capacitada e que saiba onde está o problema.


            Assim como a municipalização da educação,saúde e também o controle e fiscalização de trânsito , muitos municípios estão municipalizando também a segurança pública. Muitas cidades  estão criando verdadeiras estruturas de políticas voltadas a área da segurança pública, vejamos:

- Criação de secretaria de segurança pública municipal; Plano municipal de segurança urbana; Criação / e também aumento do efetivo das GCMs; corregedorias e ouvidorias da GCM; Plano de cargos, carreira e salários; Convênios com a Policia Federal; Convênios com o Ministério da Justiça.( verbas, cursos, bolsa formação, etc)
            Das políticas públicas no que refere-se a segurança pública, O governo Federal através do Ministério da Justiça e do Pronasci ( Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania ) tem investido maciçamente nas Guardas Civis.  O Programa articula políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. Os recursos serão usados no desenvolvimento de projetos que visam a prevenção e controle da violência, bem como potencializar esforços e compartilhamento de informações, buscando reduzir  os índices de violência e criminalidade.    Dentro deste contexto, as Guardas Civis Municipais tem um papel muito importante no que diz respeito a segurança urbana, pois é neste contexto que podem contribuir significamente para atender esta demanda da população dos municípios. Pelas características contidas em gênese, as guardas municipais são corporações que estão familiarizadas com a vida cotidiana do munícipe, atuando nas escolas, nos parques, no trânsito das cidades, nas praças, nas vias públicas e principalmente no policiamento preventivo.
            A função primordial das GCMs é promover segurança preventiva e comunitária  atuando de forma integrada com outros órgãos municipais que desenvolvem políticas sociais e urbanas preventivas da violência e da criminalidade. O planejamento deve estar sempre voltado a ações preventivas que é aquela que se centraliza como uma postura que antevê a possibilidade de ocorrência de fatos e acontecimentos capazes de gerarem conflitos, delitos, confrontos dentre outros.
             A Guardas Municipais são importantes para os municípios onde tem como principal função aproximar-se mais da população priorizando o policiamento preventivo e comunitário, onde juntas tem muito a somar no combate a violência urbana. Este contato nos traz o indicativo de que a construção da paz ainda é possível. Para que a paz se concretize temos muito a fazer, para tanto precisamos somar forças.
 
Siderley Lima, Subcomandante da GCM de Jandira, consultor de segurança, colaborador do CONSEG Alphaville, membro da ABSEG ( Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança).