Guarda Municipal

Guarda Municipal

terça-feira, 5 de novembro de 2013

São Manuel/SP: POPULAÇÃO QUER GUARDA AGINDO! Jornalista cita GCM de Botucatu como exemplo

domingo, 3 de novembro de 2013


Fonte: http://sandrodalio.blogspot.com.br/
JORNALISTA SANDRO DÁLIO

Perguntamos aos internautas, leitores(as) do nosso Blog, se eram favoráveis que a Guarda Municipal de São Manuel deixasse de auxiliar as Polícias Civil e Militar no tipo de atendimento de ocorrências.
Segundo este Blog recebeu, extraoficialmente, os Guardas teriam assinado um termo de que, a partir de agora, somente zelariam pelo patrimônio público da cidade, deixando de atender outros tipos de ocorrências, como desinteligências ou de tráfico de drogas, por exemplo.
Essa informação não foi confirmada pela Diretoria de Segurança e Trânsito, que administra a sede da Guarda.
Mesmo assim, a ventilamos nesse espaço e a repercussão foi grande.
A maioria da população elogia o trabalho dos nossos Guardas, que têm feito um serviço de atendimento rápido e eficiente, mesmo tendo suas limitações e, muitas vezes, ressentir-se da falta de uma estrutura melhor.
Olha aí o RESULTADO da ENQUETE do Blogão!!! Mais de 300 pessoas votaram e, 75% delas, não quer que a Guarda deixe de auxiliar as Polícias em nossa cidade.
Olha... acredito que nem mesmo a Civil e a Militar querem que a Guarda deixe de fazer esse trabalho que é importantíssimo.
A Guarda atendeu dezenas de ocorrências nos últimos meses, algumas prisões de ladrões e de traficantes incluídas no pacote.
Muitas pessoas nos escreveram relatando que, ao precisarem da Guarda, foram bem atendidos e eles compareceram rapidamente aos locais chamados.
Como já escrevi: não tive a confirmação de que houve essa determinação por parte da Diretoria, mas, se houve, seria lamentável.
As cidades, ao contrário de São Manuel, INVESTEM em suas Guardas. Algumas já as transformaram em Polícias Municipais, que auxiliam as Polícias Militar e Civil e fazem rondas extensivas pelos Bairros e Vilas mais afastados, coibindo a prática de vários crimes.
Por aqui, tendo ou não essa determinação, os Guardas continuam trabalhando e MUITO.
Pelo menos por enquanto...
EXEMPLO!
Em Botucatu a história é bem diferente.
Lá, a Guarda recebe atenção do poder público municipal, é sempre treinada e equipada para realizar um trabalho diferenciado.
Você passa pelas Vilas e Bairros e pergunta. Vários moradores afirmam que bandidos temem os Guardas, porque sabe que o bicho pega. Lá a Guarda é respeitada e tem seu trabalho valorizado.
LEIAM A MATÉRIA DO ACONTECE BOTUCATU:
"Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu estão realizando teste de tiro prático, respeitando a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp), bem como avaliação de tiro defensivo nos moldes da legislação vigente.
O instrutor Gisson Costa Amorin, de Piracicaba, profissional com vasta experiência e credenciado pelo Departamento de Polícia Federal, está ministrando as aulas de tiro, bem como realizando a aplicação e avaliação do teste anual aos GCM's.
Amorin esteve aplicando os testes nas instalações do Clube de Tiro Tactical Shoot.
Durante o treinamento foram repassados aos GCM's assunto sobre: uso legal e progressivo da força; o que são equipamentos não letais; emprego tático do equipamento não letal e letal - suas consequências; equipamentos e munições não letais; equipamentos letais; a arma de fogo e o uso progressivo da força; regras de segurança com a arma de fogo; limpeza e conservação da arma de fogo de uso individual e instrução prática."
EM BOTUCATU, os Guardas nem são chamados de Guardas... mas de AGENTES!
O respeito e o reconhecimento imperam... e é a cidade que ganha com isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário