Guarda Municipal

Guarda Municipal

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

É sempre bom ter conhecimento

Guarda Civil Nova Polícia ? Não se é novo quando já se faz isso há séculos !

quarta-feira, 1 de janeiro de 20140 comentários

Este texto tem como objetivo demonstrar que as Guardas Civis são antigas instituições ducentenárias na defesa do cidadão , muitas pessoas querem menosprezar as Guarda dizendo ser algo novo , ledo engano , alguns Guardas no afã de querer estimular as corporações , também criaram um refrão (Guarda Nova Polícia), bonito mais falacioso , pois as Guardas são antigas na segurança pública, sendo uma instituição secular, acaba se confundindo com a própria história da Nação, ao longo desses últimos duzentos anos.

Em diversos momentos esta “força armada” se destacou vindo a dar origem a novas instituições de acordo com o momento político vigente.
Com o fim dos anos 70 e início dos 80 o Brasil vive um recrudescimento da violência em pequenas e grandes cidades o que acaba estimulando a criação de novas Guardas Civis com isso , ela volta a se projetar e conquistar seu espaço nas questões da segurança pública. 
Na atual constituição somos um dos poucos órgãos, senão o único, de prestação de serviço público municipal, que está inserida na Constituição Federal, tamanha a sua importância frente à segurança pública local.
É uma questão até simples , mas a pouca curiosidade de muitos Guardas em buscar conhecimento quanto as origens da Guardas , faz com que repitam inverdades das mais descabidas , um frase de Joseph Goebbels faz sentido nestas horas : Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.

Vejamos uma argumentação falaciosa:

As Guardas foram extintas pelos militares ?
Quais militares ? Forças Armadas ou Força Pública ? 
Quando os Guardas dizem : Guardas , muitos misturam tudo e não separam nada , Guarda Civil Estadual e as Municipais .
As Guardas Estaduais foram absorvidas pela Força Pública, que também era Estadual. 
A fusão entre a Guarda Civil e a Força Pública aconteceu pelo Decreto Lei n° 217/70 , surgindo então as Polícias Militares dos Estados. Viram ? Onde entra as corporações municipais ? Em lugar algum deste decreto de 1970, logo abaixo deixei algumas Guardas centenárias , outras não tão antigas , mas todas criadas antes da lei de fusão da Guarda Civil Estadual e Força Pública.
Não temos nada e novo mas sim a velha história de querer trabalhar pelo cidadão.





Regência Provisória, a 14 de junho de 1831 mediante Decreto Imperial criou o "Corpo de Guardas Municipais" na Corte, sendo que autorizou que fosse feito o mesmo nas demais províncias.
Assim, foi organizado em cada Distrito de Paz um Corpo de Guardas Municipais, estando os mesmos divididos em esquadras.










GUARDA DE PORTO ALEGRE / RS

Histórico

A Guarda Municipal foi criada em 3 de novembro de 1892, pelo Ato n.º 6, do intendente (prefeito) de Porto Alegre, Alfredo Augusto de Azevedo.
A Guarda Municipal de Porto Alegre, uma jovem centenária, caminha em prol do bem comum, atuando efetivamente na segurança do patrimônio e dos serviços, buscando a ampliação de suas atribuições e dando início à implantação da Guarda Comunitária.
Assim, desenvolve a segurança preventiva e trabalha de forma integrada com os Órgãos da Segurança Pública.

GUARDA DE RECIFE / PE 

Histórico

A Guarda Municipal do Recife foi criada pela Lei nº 3, de 22 de fevereiro de 1893, assinada pelo então prefeito Manoel Pinto Damasco e publicada no Diário Oficial dois dias depois. 
Com a portaria 247 de 11 de maio de 1951, os guardas passaram a ter o porte de armas. Na mesma época, foi criada a Associação da Guarda Municipal, com a finalidade de defender os seus direitos. Através desta Associação, a Guarda tornou-se reconhecida pelas autoridades policiais, civis e militares do Estado, passando a frequentar os cursos de defesa pessoal e tiro ao alvo. 

GUARDA DE PIRACICABA / SP 


Histórico 



Em 24 de abril de 1903 a Câmara Municipal de Piracicaba,de acordo com o artigo 58 da Lei número 16, de 13 de novembro de 1891, elabora o Projeto de Lei que criou o Corpo de Guarda a Polícia Municipal. Aprovado no dia 25 de abril em Segunda discussão e firmado pelo doutor Paulo de Moraes Barros. 


GUARDA DE JUNDIAÍ / SP 


Histórico 



Em março de 1949, o vereador Orlando Vicente Angieri apresentou um projeto de lei de criação da Policia Municipal. A Guarda Municipal que hoje conhecemos nasceu com este nome , Polícia Municipal , já que na época não existiam as atuais forças policiais, a Polícia Militar e a Polícia Civil, mas a Força Pública e a Guarda Civil Estadual e Municipal em outros cidades. 


GUARDA DE PETRÓPOLIS / RJ 


Histórico 



Criada em 12 de julho de 1924, a Guarda Municipal é fruto de um pedido popular pela necessidade de um melhor policiamento nas ruas de Petrópolis, que garantisse mais tranqüilidade à população. O deslocamento das forças da Policia Militar para o estado de São Paulo, onde eclodia um movimento revolucionário, a cidade ficou sem o policiamento necessário. 


GUARDA DE AMERICANA /SP 


Histórico 



A Guarda Municipal de Americana começou em meados de 1943, a partir de um ideal em comum, dos senhores Antônio Romeu Cordenonsi, João Miguel Honsi e João Testa Basso. Na época este município contava com apenas algumas ruas, sendo elas: Trinta de Julho, Fernando de Camargo, 12 de Novembro e a Avenida Dr. Antônio Lobo, todas situadas ao redor da estação ferroviária. 

GUARDA DE MANAUS / AM 

Histórico 




No dia 12 de novembro de 1948, foi encaminhado o Projeto de Lei nº 47, para Criação da Guarda Municipal. No dia 15 de junho de 1949, foi criada através da Lei nº 132, a Guarda Municipal . 

No dia 07 de dezembro de 2004, reestrutura, através do Decreto nº 7.637, a Organização da Secretaria Municipal de Defesa Civil e transformou para Departamento da Guarda Civil Metropolitana. 


GUARDA DE FEIRA DE SANTANA / BA


Histórico



Instituída em 25 de março de 1893, pelo Decreto de nº. 2, a Guarda Municipal de Feira de Santana passou por diversas transformações. 
O atual Comandante da Guarda Municipal é o Inspetor de carreira Marcos Vinicius Alves dos Santos, que ampliou o leque de atuação e das atribuições da corporação em prol da segurança pública e de um maior dinamismo na atuação da corporação em conjunto com as Policias Civil e Militar 

Se tiverem noticias de guardas civis mais antigas , que estás , enviem para meu email:amigosdaguardacivil@hotmail.com

Autor Prezotto
Fonte de pesquisa:

Compartilhe este artigo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário